quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Violentando os números 2 ½

Quando, há mais de um mês, critiquei a invasão da Câmara de Vereadores do Rio, leitor, de boa-fé, argumentou que “os ânimos se acirraram quando a PM espancou os professores”. Seu e-mail foi publicado e lhe respondi. Pedi-lhe foto ou vídeo, para publicar na coluna seguinte. Não mandou, mas citou um programa de TV, no qual teria visto toda a violência, o Brasil Urgente, da Bandeirantes, cujas imagens vi e, no entanto, mostram PMs fazendo uso (legal) da força para desfazer a invasão (ilegal) do plenário; nenhum espancamento, porém.

Já os espancamentos do coronel Reynaldo Rossi, em São Paulo, e de outro PM, no Rio, ainda em junho, são claros mas não despertaram nenhuma compaixão dos “artistas e intelectuais”.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo contabilizou que a polícia cometeu 77 das 102 agressões a profissionais de imprensa nos protestos – omitiu, porém, que repórteres são forçados a esconder marcas dos veículos para os quais trabalham, ou a usar helicóptero, para não acabarem como uma repórter da TV Record que, no leilão do pré-sal, foi socada pelas costas por militantes covardes - além de ver seu carro de reportagem ser incendiado pelos criminosos, sem nenhuma proteção (Quer um bom motivo para falar mal da polícia? Ei-lo).

Já o 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que, em 2012, a polícia matou 1.890 pessoas no país, com 89 policiais mortos em serviço – um para 21 mortos pela polícia, bem acima do máximo aceitável de um para 12, segundo o FBI. Omite que a maioria dos policiais é morta fora de serviço; só em São Paulo, foram ao menos 106, o que inclui a proporção no padrão do FBI. Dedico a coluna aos que gritam “corra que a polícia vem aí” para colher os dividendos políticos de fingir que ela é sempre a vilã.

PS: Na mesma "luta pela educação" (sic), o sindicato dos empregados das escolas que deu todo o apoio aos milicianos do Black Bloc juntou uma multidão para agredir uma repórter da rádio CBN porque, ali, PMs cumpriram seu dever e impediram a pancadaria em massa - contra 1 (uma, única) pessoa.

(Publicada originalmente hoje, 12 de novembro de 2013, no jornal Destak)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<h1>Viagem ao fundo do Rio</h1>

Dentro do país vindo de sua pior queda de PIB (7,2%) e empregos (3,5 milhões) em dois anos, o estado com piores déficits nesses anos (R$...